Desenvolvimento psíquico e processos educativos
Código: 1000961
Créditos: 04
Ementa: O psiquismo humano e seu desenvolvimento. Relações entre o desenvolvimento do psiquismo humano e os processos educativos que o condicionam. Condicionabilidade recíproca da qualidade do desenvolvimento psíquico com a qualidade da educação disponibilizada aos indivíduos. Psiquismo como unidade material-ideal. Psiquismo como sistema interfuncional. Formação dos comportamentos complexos culturalmente instituídos. Processos funcionais (sensação, percepção, atenção, memória, pensamento, linguagem, emoção, sentimento, imaginação). Processos funcionais e o desenvolvimento da personalidade. Humanização dos indivíduos e da sociedade. Processo de formação da consciência e sua interface com os processos educativos.
Objetivos: Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de:
a) Explicar o psiquismo humano como unidade material/ideal que conquista a imagem subjetiva da realidade objetiva por meio de um sistema interfuncional;
b) Identificar que as capacidades psíquicas imprescindíveis à aprendizagem são desenvolvidas pela natureza das atividades educativas;
c) Compreender o papel dos processos educativos na formação da personalidade humana.