UFSCar será a primeira universidade do Estado a oferecer Licenciatura em Educação Escolar Quilombola

Professores do DEd coordenam trabalho para aprovação da UFSCar oferecer o primeiro curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola no estado de São Paulo

Um feito inédito, fruto de um extenso e cuidadoso trabalho coordenado por professores do Departamento de Educação (DEd), com o apoio da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), pela Divisão de Desenvolvimento Pedagógico (DiDPed), é a aprovação da UFSCar para oferecer o primeiro curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola no estado de São Paulo. A Universidade acaba de ser contemplada no edital Parfor-Equidade, uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), idealizada junto à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC).

A já existente relação de docentes e pesquisadores da UFSCar em outros projetos com comunidades da região do Vale do Ribeira, local onde está a maior concentração de quilombos no estado de São Paulo, foi fator decisivo para a submissão do edital. “Temos experiência de sucesso com outros programas de formação de professores para a educação no campo, e agora conseguiremos realizar um importante trabalho com a comunidade quilombola”, disse Maria Cristina dos Santos, docente do Departamento de Educação (DEd) e uma das coordenadoras do projeto.

O grande diferencial do programa é a troca de experiências e de saberes entre a Universidade e as comunidades, articulando o conhecimento científico e os tradicionais produzidos pelas comunidades quilombolas em seus contextos sócio-histórico-culturais, a partir de um formato de ensino e aprendizado que contará com docentes da UFSCar e a participação de moradores locais, das lideranças e de anciãos portadores da história, memória, ancestralidade e conhecimentos tradicionais.

equipe-da-ufscar-em-visita-realizada-a-comunidade.jpeg

Acesse a matéria completa no site da Gestão UFSCar (link externo).