Educação a Distância e Tecnologias Digitais: reflexões sobre sujeitos, saberes, contextos e processos
ORGANIZAÇÃO: Aline Reali e Daniel Mill.
Esta coletânea é composta por artigos sobre a modalidade de Educação a Distância e a incorporação de tecnologias digitais no âmbito educacional. A partir da consideração de temas emergentes – acerca das implicações da modalidade a distância para o ensino presencial, a docência e trabalho docente, o desenvolvimento de recursos tecnológicos e de comunicação e gestão dos sistemas, entre outros – os textos promovem reflexões sobre os sujeitos, saberes e processos no contexto da Educação a Distância e da educação presencial mediadas por tecnologias digitais.
A obra está organizada em três seções, sendo cada uma composta pelos seguintes temas: Seção 1: aspectos macroscópicos da Educação a Distância e tecnologias digitais; Seção 2: aspectos teórico-metodológicos relativos à produção de conhecimentos envolvendo pesquisas na área da Educação a Distância e tecnologias digitais; e Seção 3: análises sobre sujeitos e aspectos relacionados aos processos de ensino e aprendizagem na Educação a Distância e/ou com a incorporação de tecnologias digitais.
Esta coletânea é resultante dos trabalhos apresentados no I Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIED) e no Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância (EnPED), eventos de caráter científico-tecnológico, organizados pela Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos em parceria com o Grupo Horizonte(Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens). O evento SIED:EnPED:2012 objetivou promover um debate sobre ensino e pesquisa na modalidade de Educação a Distância e o processo de ensino-aprendizagem mediado por tecnologias digitais.