Educação a Distância, Qualidade e Convergências: sujeitos, conhecimentos, práticas e tecnologias

Capa livro Educação a Distância, Qualidade e Convergências: sujeitos, conhecimentos, práticas e tecnologias

ORGANIZAÇÃO: Daniel Mill e Aline Reali

Vivemos um tempo de transformação das práticas de ensino, aprendizagem e avaliação, decorrentes da emergência das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Um tempo marcado por intenso movimento de convergências e redimensionamento das tradicionais experiências espaciais, temporais e culturais. Esse contexto revela desafios e dificuldades para a efetivação de processo de ensino-aprendizagem de qualidade mais significativa, tanto na Educação a Distância quando na Educação presencial. Assim, esta obra volta-se para a qualidade pedagógica em geral, tendo como propósito analisar alguns dos principais desafios e dificuldades, postos a educadores, estudantes e gestores, particularmente no contexto da Educação a Distância. Pensar a qualidade da educação é, portanto, o mote desta coletânea.

Buscando promover reflexões diversas e fomentar alternativas às práticas educacionais historicamente estabelecidas, os capítulos deste livro versam sobre temáticas fundamentais para o entendimento da EaD e seus desdobramentos para a educação presencial. Os temas tratados são bastante atuais, envolvendo aspectos como: ensino-aprendizagem, convergências, tecnologias, cultura digital, hibridismo, ubiquidade, narrativas, interação entre pares, aprendizagem cognitiva, rede dialógica, autonomia, avaliação, estudante virtual, coprodução/coautoria, relação pedagógica, letramento, formação de professores, mídias, docência virtual, virtualização do campus universitário etc.. São, pois, textos que contribuem para pensar a educação em geral e a EaD em particular. Fica aqui o convite a todos para que façam diferentes imersões nas diferentes temáticas tratadas e que, dessas imersões, surjam contribuições para diferentes processos formativos, práticas e pesquisas.

No atual contexto de transformação das práticas de ensino, aprendizagem e avaliação, decorrentes do estágio tecnológico contemporâneo, mostram-se como essenciais as reflexões sobre os sujeitos, os conhecimentos e as práticas culturais envolvidos em processos de ensino-aprendizagem, seja na Educação a Distância ou presencial. Esse contexto, marcado por convergências (de mídias, modalidades, conhecimentos etc.), assim como pelo rompimento de fronteiras espaciais, temporais e culturais, faz emergir desafios e dificuldades para a efetivação de um processo educacional com melhor qualidade e mais afinado com os anseios de sujeitos educadores e educandos envolvidos em práticas ciberculturais. Assim, a motivação desta obra é trazer aos interessados novos elementos que preencham lacunas da literatura nessa temática, ainda embrionária. Fica, então, o convite à leitura!

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ANO: 2016