Historia Politica e Educacao.jpg

LIVRO (TÍTULO): História, Política e Educação: da construção à desconstrução da Escola Primária Paulista

AUTOR(A): Géssica Priscila Ramos

EDITORA:  Alínea Editora

ANO: 2024

ISBN: 978-65-5755-060-1

Resumo: O livro constitui um sólido ensaio sobre a história da escola primária do estado de São Paulo. Apresenta um importante panorama das normatizações que embasaram a política educacional entre o final do século XIX e o final do século XX, articulando-o às mudanças postas na história política e econômica do país e do estado de São Paulo. Uma de suas maiores contribuições é a organização analítica de dados teóricos e legais desse longo período, revelando as opções e tendências paulistas presentes nos vários momentos de expansão de sua escola primária, indo desde a Reforma da Instrução Pública de 1892 até os caminhos legais privilegiados nos últimos anos de vida formal dessa escola no estado. É uma obra que ensina a pensar os grandes desafios que se apresentaram no debate público da educação, destinando-se não apenas aos historiadores da educação, mas também aos estudiosos de temáticas pedagógicas, professores e estudantes de Pedagogia e das demais licenciaturas.