Polidocência na Educação a Distância: múltiplos enfoques
ORGANIZADORES: Daniel Mill, Luis Ribeiro e Márcia Oliveira.
A tese do livro gira em torno do seguinte questionamento: quem é o docente da educação a distância? O trabalho docente na educação a distância (EaD) é extremamente fragmentado e cada parte das atividades que compõem o trabalho docente virtual é atribuída a um trabalhador diferente, ou a um grupo deles. Apesar de haver variações nos tipos de equipes entre uma experiência de EaD e outra (e.g., equipes baseadas numa concepção aditiva, na qual cada integrante executa uma parcela específica do trabalho, ou integrada, na qual as atividades são desempenhadas por todos), sabe-se que o trabalho docente a distância se organiza de forma coletiva e cooperativa. A esse conjunto articulado de trabalhadores, necessário para a realização das atividades de ensino-aprendizagem na EaD, denominamos de polidocência. O conceito de polidocência traz consigo algumas implicações e também pode ser observado de perspectivas distintas. Por isso, cada capítulo do livro pretende explorar um aspecto dessa noção de polidocência, buscando desvelar suas especificidades.
:: Para aquisição deste e outros livros do Grupo Horizonte (link externo), faça contato: edutec@ead.ufscar.br
ANO: 2010